nethone fraud ocean hero background
Share

Os gift cards já são bastante populares em várias regiões ao redor do mundo e estão ganhando cada vez mais popularidade no Brasil e na América Latina. Eles são ótimos para marketing e vendas, mas, infelizmente, também atraem fraudadores. Uma infinidade de tentativas de fraude com gift cards já foram detectadas em todo o mundo. Você está pensando em implementar um programa de gift cards para seu negócio no e-commerce ou marketplace? Quer impulsionar as vendas com a oferta de gift cards para o seu negócio? (BRASIL) nethone blog post

Coloque agora em prática o que você já conhece para criar um ambiente seguro para o gift card!

Se você está implementando um novo espaço para gift cards dentro do seu negócio, certifique-se de ser capaz de conectar e aproveitar todos os processos que você já criou... Se você já tem algum conhecimento sobre os seus clientes - histórico de compras, informações pessoais, meio de pagamento, informações do negócio - assegure-se de que o seu time que monta o programa de gift cards tenha acesso aos dados sobre os clientes. Se tiver condições de agregar os dados sobre o gift card comprado com o histórico do cliente que você já possui, faça-o. Se já possuir algumas regras de combate à fraude de cartão de crédito, examine-as e escolha aquelas que não estão ligadas diretamente aos cartões, implementando-as no seu espaço de gift card. Você já possui conhecimentos valiosos para o combate à fraude. Alguns deles são transferíveis. Para poder fazer isso, melhor pensar nas diferenças - aquilo que você tem dos seus outros sistemas que pode ser aproveitado e aquilo que é novo e exclusivo no seu novo sistema de gift card. É óbvio que a partir deste exercício, seria você aprender algo novo que possa ser adaptado para todo o seu ambiente de avaliação de risco de fraude.

Aprenda com os experts!

A fraude de gift cards é tão comum nos Estados Unidos, que o Google possui uma página de apoio exclusiva sobre o tema. O melhor é aprender sobre os tipos de fraude de gift cards que existem por aí.

Golpes com Gift Cards. A seguir, alguns golpes mais comuns:

Um fake CEO envia um e-mail a um funcionário de uma empresa. É fácil conseguir o endereço de e-mail do CEO (e/ou do Diretor ou Gerente, no caso) e dados de contato, já que se trata de figuras públicas. Os fraudadores falsificam um e-mail perguntando o seguinte: "Eu preciso desta compra com urgência, por favor, use o cartão da empresa para comprar dez gift cards e envie-me os números." É claro que isso não funciona 100% das vezes, mas é uma questão de sorte. Este tipo de fraude é difícil de detectar imediatamente - os golpes são identificados somente depois que alguém faz a contabilidade e percebe que desviaram dinheiro dos cartões. Fraudadores cansam de ligar para pessoas aleatórias alegando ser um alguma celebridade, algum órgão do governo e inclusive amigos, e cobram dinheiro devido por impostos ou dívidas. O fraudador informa que a única forma de conseguir pagar a dívida com gift cards. Um fraudador se passa por um parente em dificuldade financeira, um amigo ou um influenciador. O fraudador diz que, para resolver a situação, precisa do pagamento em gift cards, como eles dizem nos Golpes do WhatsApp. Ele pode inclusive impedir que você entre em contato com o parente em questão para checar o fato.

Adulteração de gift card fisico. Em comparação com outras formas de pagamento, as chances de um fraudador ter contato físico com um gift card são mais elevadas. Gift cards são geralmente vendidos em uma variedade de lojas físicas. Os fraudadores dispõem de vários métodos que eles utilizam para acessar a informação contida nos gift cards, mesmo se os cartões estiverem bem embalados. Por outro lado, as pessoas raramente disponibilizam seus cartões de crédito a estranhos (ou mesmo a entes queridos, em alguns casos), a não ser que eles sejam roubados.

Account Takeover (ATO). Alguns fraudadores se aproveitam da pouca segurança em torno dos gift cards para invadir e transferir os saldos de cartões quase esgotados, ficando com o dinheiro. Eles podem conseguir juntar 5 mil cartões com R$25,00 de saldo. Dados de login de contas roubadas estão disponíveis tanto em sites da darknet como da internet.

Comprar gift cards com números de cartões de crédito roubados. Esta é, provavelmente, a forma mais comum de fraude de gift cards, e também a mais simples. Fraudadores que compram números de cartões de crédito roubados na darknet estão com pressa em usar os cartões antes de serem pegos. O merchant é atingido pelo chargeback inevitável, perdendo tempo e dinheiro.

Gift card não é cartão de crédito!

Gift card não é cartão de crédito; é útil considerar as diferenças para poder adaptar a sua estratégia de forma adequada. A primeira coisa importante em um cartão de crédito/débito são os números, que identificam o titular, a data de validade e o país emissor do cartão. Este conhecimento é importante e nós o usamos ao avaliar se algo é fraudulento ou não. Com gift cards uma boa quantidade de informações é omitida. Ao contrário de cartões de crédito, os gift cards são um sistema de circuito fechado que envolve apenas o comprador e usuário. Em um sistema de cartão de crédito há outros fatores envolvidos, incluindo o meio de pagamento, o adquirente, a bandeira do cartão e o emissor, cada qual com seus próprios antifraude e sistemas de apoio. Os gift cards geralmente possuem menores quantidades de dinheiro envolvidos, o que muda o ambiente. O ambiente dos gift cards está tornando os fraudadores cada vez mais sofisticados na forma de como se aproximam de você - eles precisam criar múltiplas identidades digitais para dar a impressão de que há vários usuários novos usando seus respectivos cartões no seu site. Cada tentativa precisa de muito mais “manha” do que no caso de cartões de crédito. Gift cards vs. credit cards

Cartão de crédito/débito

  • Número do cartão
  • Sistemas adicionais envolvidos (meios de pagamento, adquirente, bandeira do cartão, emissor)
  • Código de segurança são apenas três dígitos
  • Uso universal
  • Fácil de bloquear
  • Segurança – você pode entrar em contato com o banco e confirmar dados, e o cartão é bloqueado.

Gift card

  • Sistema de circuito fechado (comprador & usuário)
  • Pouca quantia em dinheiro – e volumes maiores
  • Parecidos com cartão pré-pago – limite maior
  • Menos segurança
  • Mais chances de contato físico de um fraudador com o cartão
  • Altamente no anonimato
  • Usuários estão menos preocupados com a sua segurança

Gift cards são uma ótima forma de promover os seus produtos e serviços! Infelizmente, gift cards também são populares entre fraudadores em todo o mundo. Para lançar o melhor programa possível de gift cards em seu negócio, certifique-se em aprender com as experiências de empresas que já lidaram com o problema, faça parcerias com especialistas em fraude, automatize o trabalho de prevenção de fraude onde for possível e, é claro, utilize o conhecimento e a experiência que você já possui.


Share

Financed by: